Se tem algo que ninguém nunca vai poder fazer por você, é errar. Não adianta, a história é sempre a mesma e se repete: Fulano avisou sicrano para não fazer daquele jeito mas mesmo assim o primeiro não deu ouvidos, foi lá e fez. Fez e se arrependeu.
Nossa natureza nos faz agir quase sempre na emoção, mesmo aqueles que tem uma forte inclinação para o racional não entendem que apenas observar a experiência do outro já seria o bastante para se dar por satisfeito. Não! Mesmo com todos os elementos do fator "vai dar merda" presentes na situação, o ser humano só se dá por satisfeito quando mete a sua mão e sente o cheiro.
Outra coisa que ninguém vai poder fazer por você é sofrer as suas consequências. Sofrer as suas dores, angustias e tudo o mais, porém o assunto aqui são escolhas x preço a se pagar. Não, ninguém vai poder sustentar o seu peso, ninguém! O que eu considero algo bom, afinal, imagina se pudéssemos sempre transferir as consequências dos nossos erros para outra pessoa, além de muito mais merda acontecendo no mundo, haveria quem comercializasse o "seguro as suas pontas".
Sempre vejo a parte chata deste ciclo como algo indispensável. É extremamente necessário para o nosso crescimento passar pelas dores de uma escolha errada. Eu sei o quanto é ruim as noites em claro com a consciência pesada, o que é olhar para trás e pensar "porque fiz isso", "como sou burro", querer voltar no tempo. Mas a gente precisa aprender a olhar estas experiências com positividade (eu sei que é difícil), encontrar um caminho alternativo e repassar mentalmente tudo o que aconteceu para te levar até aquela situação. Muitas vezes de uma experiência péssima surge uma oportunidade única...
Assim como a garota casada que descobriu uma traição da forma mais terrível - flagrando o marido com a amante - e depois de tanto sofrimento e de tanto se culpar por ter mudado sua vida por alguém que não merecia, se separou, saiu de casa, passou a sustentar somente a si própria - ela notou o quanto mais ajudou financeiramente o ex-marido do que ele à ela -, passou a se valorizar mais e no fim das contas percebeu que se livrou da maior roubada da sua vida!